Avançar para o conteúdo principal

O LEASING IMOBILIÁRIO É UMA ALTERNATIVA AO CRÉDITO HABITAÇÃO?

O que é o Leasing Imobiliário?
Muitas famílias que pretendem adquirir a sua casa, não conseguem comportar as despesas associadas à entrada inicial para o crédito à habitação. Por essa razão acabam quase sempre por recorrer ao mercado de arredamento.
Contudo o leasing imobiliário pode ser uma boa alternativa.

Como funciona? 
O leasing imobiliário, ou locação imobiliária, é bastante semelhante ao arrendamento. 
A diferença maior reside na possibilidade de o locatário, ao fim de um determinado período, adquirir o imóvel mediante o pagamento do valor residual (o preço do imóvel menos as rendas pagas até ao momento). 
Trata-se, por isso, da solução ideal para quem procura adquirir casa própria mesmo não tendo poupanças ou capital inicial. 
Esta forma de financiamento, que ainda é pouco conhecida dos portugueses, apresenta uma importante vantagem em relação ao crédito à habitação: não existe vínculo obrigatório até ao final da dívida, o contrato pode ser cessado a qualquer momento.
Compensa apostar nesta solução?
Existe uma maior facilidade em englobar o IMT e outros custos processuais no valor total do financiamento;
O montante do financiamento pode ir até 100% do valor de aquisição, desde que o valor de avaliação seja igual ou superior ao montante total do financiamento.
Pode arrendar o imóvel a terceiros durante a vigência do contrato.
Quais as desvantagens?
Também o leasing imobiliário para particulares ainda não é uma opção disponibilizada por todos os bancos em alternativa ao crédito habitação. 
As intervenções necessárias na habitação (excetuando obras mais profundas) ficam a cargo do locatário. 
Nos contratos de leasing imobiliário, o locatário está isento do pagamento do Imposto do Selo, que é cobrado quando se recorre ao crédito à habitação. Podemos, assim, estar a falar de uma poupança de cerca de 1,2% do valor do financiamento; 
No momento de ponderar as opções que tem em cima da mesa, há alguns benefícios do leasing imobiliário que se podem ter em conta: 
Quem opta pelo leasing imobiliário não vai poder usufruir de isenção de IMI. Como o bem imóvel é do banco, a penhora em caso de incumprimento no pagamento é muito mais fácil de resolver.
Aposte em especialistas que encontrem as melhores soluções de Leasing Imobiliário. 
A DECISÕES E SOLUÇÕES BELMONTE tem uma relação privilegiada com os principais bancos a operar em Portugal

 📩 belmonte@decisoesesolucoes.com

📞 965 896 051 (chamada rede móvel nacional)
 
TEIXEIRA DE ALMEIDA, UNIPESSOAL LDA., Licença AMI 12227, informação verificável em www.impic.pt 
Intermediário de Crédito Vinculado com o registo nº. 0006308, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos; Celebração de contratos de crédito com consumidores em nome dos mutuantes). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS S.A., BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., BANCO BPI S.A. NOVO BANCO, S.A, BANKINTER, S.A., BANCO CTT, S.A., BANCO BNI (EUROPA), S.A.
Informação verificável em: https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/teixeira-de-almeida-unipessoal-lda.
Decisões e Soluções - Intermediários de Crédito, Lda., inscrita junto da ASF com a categoria de agente de Seguros, sob o nº 409311648/3, com autorização para Ramos Vida e Não Vida. O mediador de seguros não assume a cobertura de riscos, não tem poderes para celebrar contratos em nome das seguradoras e não está autorizado a receber prémios para serem entregues às seguradoras.  Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO NÃO PODE SER UMA DECISÃO RÁPIDA - DEVE SER A MELHOR DECISÃO DA SUA VIDA

  Na hora de escolher um crédito habitação, para compra de habitação ou para transferência de crédito habitação para outro banco, muitos anúncios prometem simulações rápidas e soluções fáceis. Mas será que essa é mesmo a melhor forma de tomar uma decisão que vai impactar a sua vida durante décadas?                             A verdade é que não existem dois créditos iguais . Mesmo que duas pessoas comprem casas idênticas, os valores da prestação podem e devem ser muito diferentes. Porquê? 🔍 Cada caso é único. A sua idade, o seu rendimento, o número de pessoas no seu agregado familiar, os créditos que já tem em curso… tudo isto influencia diretamente o valor da sua prestação mensal e as condições que pode obter. Uma análise cuidada e metódica pode revelar oportunidades que passam despercebidas numa simulação genérica. E essa diferença pode representar milhares de euros ao longo do tempo. A nossa equipa de espec...

COMPRAR CASA EM PORTUGAL COM ISENÇÃO DE IMT E IMPOSTO DE SELO

Os jovens até aos 35 anos já vão poder comprar casa em Portugal   sem ter de   pagar IMT  e Imposto de Selo, depois de a proposta do Governo ter sido aprovada no Parlamento no dia 12 de junho. Esta é uma medida “positiva” que vai facilitar o   acesso à habitação  por parte dos jovens e tem ainda potencial para impulsionar a compra de casas por estas famílias.  Mas também há riscos a serem considerados, nomeadamente o potencial de subir ainda mais o   preço das casas  por via do aumento da procura, e ainda o facto de abranger também aquela população jovem que não precisa de apoio para adquirir casa. Foi no dia 12 de junho, que a proposta de autorização legislativa do Governo relativa à  isenção de IMT e Imposto de Selo   na compra da primeira casa pelos jovens foi votada no Parlamento. E   obteve luz verde . A ideia do Executivo é que a isenção do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e o Imposto de S...

SABIA QUE ATRAVÉS DA MATRÍCULA DO SEU AUTOMÓVEL, É POSSÍVEL DESCOBRIR A SUA MORADA?

Numa era em que a proteção de dados está tão presente na esfera pública, ainda há entidades através das quais é possível obter a morada pessoal de um cidadão. Basta saber a matrícula de um carro e solicitar uma Certidão de Registo Automóvel. Serviço que está disponível de uma forma presencial, em qualquer ponto de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) pela quantia de 5€ ou de forma online através do Portal do Cidadão, por 10 €. O processo leva apenas alguns minutos e não é necessário nem um documento de identificação, nem qualquer comprovativo que justifique as motivações do pedido. Nesta certidão estão incluídos diversos dados sobre o automóvel em questão, mas também sobre o seu proprietário. Entre eles, o nome completo e a morada. No Regulamento do Registo de Automóveis (Decreto n.º 55/75, de 12 de fevereiro, art.º 53.º) lê-se que “qualquer pessoa pode obter certidões ou cópias não certificadas dos atos de registo e dos documentos arquivados, devendo o pe...