Avançar para o conteúdo principal

É BOM MOMENTO PARA TRANSFERIR O CRÉDITO À HABITAÇÃO?

Transferência do empréstimo apresenta-se como uma boa opção para que melhorem as condições atuais dos seus créditos.

A situação atual da Euribor, bem como a disputa entre bancos para atrair mais clientes, faz com que este possa ser um bom momento para tratar da transferência do crédito à habitação. Mas sabes realmente que vantagens existem ao fazê-lo?

O que é uma transferência de crédito à habitação?

A transferência de crédito à habitação é uma modificação das condições iniciais com que se contratou o referido financiamento. Em concreto, a transferência do crédito consiste em trocar o empréstimo de um banco para outro.

Vários bancos têm campanhas associadas à transferência de crédito à habitação, nas quais suportam os custos associados à referida operação, pelo que a transferência do empréstimo apresenta-se como uma boa opção para que os clientes melhorem as condições atuais dos seus créditos.

Quais as vantagens de transferir o crédito habitação?

Ao trocar o crédito à habitação de uma instituição para outra, também alteram as condições do referido empréstimo. Ou seja, apesar de mudarmos o crédito de banco, temos de ter em conta que essa mudança se faz sob diferentes condições.

Podemos comparar créditos à habitação entre diferentes bancos e se encontramos um que seja mais atrativo, podemos pedir a transferência do empréstimo para essa instituição, que numa fase como a atual é gratuita ou parcialmente gratuita, consoante a instituição para onde o transferimos.

Entre os principais benefícios que se podem obter ao transferir-se um crédito à habitação destacam-se os seguintes:

- Melhorar o spread;
- Alterar o tipo de taxa do empréstimo (por exemplo: de taxa variável para taxa fixa);
- Mudar os prazos de amortização;
- Melhorar as condições relativas a aspetos como vinculações e seguros
- Quando é um bom momento para transferir um crédito à habitação?

Em geral, pode-se dizer que qualquer momento é bom para transferir um crédito à habitação. 

Qual a razão?

A verdade é que se após comparar créditos à habitação decidimos avançar com uma transferência do empréstimo, significa que encontramos um crédito à habitação que nos oferece melhores condições.

Há momentos melhores que outros para procurarmos transferir o crédito à habitação e o momento atual é um deles, dado que os bancos continuam a procurar captar clientes através dos empréstimos para compra de casa, apresentando condições bastante competitivas.

A transferência de crédito à habitação apenas beneficia os empréstimos com taxa variável?

Apesar de uma Euribor em mínimos históricos beneficiar diretamente os empréstimos com taxa de juro variável, as pessoas que têm um crédito à habitação com taxa fixa também podem beneficiar com isso mediante uma transferência de crédito.

Como? 

Mesmo que os juros dos empréstimos com taxa fixa não variem de acordo com a flutuação da Euribor, acabam por condicionar o mercado no seu conjunto. Ou seja, para serem mais competitivas face às taxas variáveis, as taxas fixas também têm de se posicionar com taxas de juro baixas. Consequentemente, encontramos um mercado hipotecário com produtos muito atrativos, o que proporciona que a transferência do crédito à habitação seja uma boa ideia atualmente, quer tenhamos um empréstimo com taxa fixa ou com taxa variável.

Pode existir alguma resistência na possível transferência de crédito sem custos acrescidos, pelo que tem sempre de se fazer uma análise adequada a todo o processo e perceber qual a real valia em alterar as condições do financiamento existente.

Como encontrar um crédito habitação melhor que aquele que tenho?

A melhor forma de encontrar um crédito à habitação com melhores condições é comparando os créditos à habitação disponíveis em cada momento.

Temos parceria com seis das mais sólidas instituições de crédito em Portugal. 

Podemos comparar diversos empréstimos disponíveis e fazê-lo tendo em conta o seu próprio perfil enquanto cliente.

Deste modo, poderá conhecer de imediato que empréstimos estão a oferecer os bancos, quais as condições e sobretudo se oferecem melhores condições que aquelas que tem contratada.





📩 belmonte@decisoesesolucoes.com
📞 965 896 051 (chamada rede móvel nacional)


ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO  DA ATIVIDADE DE MEDIÇÃO IMIBILIÁRIA:
À Teixeira de Almeida, Unipessoal Lda, foi emitida licença para o exercício da atividade de mediação imobiliária nº 12227-AMI a 10/5/2016.
ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE DO INTERMEDIÁRIO DE CRÉDITO:
Denominação: Teixeira de Almeida, Unipessoal Lda
Sede Social: Rua Pedro Álvares Cabral, 261   6250-088 Belmonte
N.º registo junto do Banco de Portugal: 006308
A informação relativa aos Intermediários de Crédito registados no Banco de Portugal pode ser aqui consultada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO NÃO PODE SER UMA DECISÃO RÁPIDA - DEVE SER A MELHOR DECISÃO DA SUA VIDA

  Na hora de escolher um crédito habitação, para compra de habitação ou para transferência de crédito habitação para outro banco, muitos anúncios prometem simulações rápidas e soluções fáceis. Mas será que essa é mesmo a melhor forma de tomar uma decisão que vai impactar a sua vida durante décadas?                             A verdade é que não existem dois créditos iguais . Mesmo que duas pessoas comprem casas idênticas, os valores da prestação podem e devem ser muito diferentes. Porquê? 🔍 Cada caso é único. A sua idade, o seu rendimento, o número de pessoas no seu agregado familiar, os créditos que já tem em curso… tudo isto influencia diretamente o valor da sua prestação mensal e as condições que pode obter. Uma análise cuidada e metódica pode revelar oportunidades que passam despercebidas numa simulação genérica. E essa diferença pode representar milhares de euros ao longo do tempo. A nossa equipa de espec...

TODOS TÊM DIREITO A UM LAR: INCLUSÃO HABITACIONAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM PORTUGAL

 A casa é mais do que um espaço físico — é o lugar onde construímos memórias, segurança e dignidade. Em Portugal, o direito à habitação é garantido pela Constituição, e felizmente, existem medidas específicas que asseguram que as pessoas com deficiência também tenham acesso justo e facilitado à compra de casa . Habitação como Direito Fundamental O artigo 65.º da Constituição da República Portuguesa estabelece que todos têm direito a uma habitação condigna. Este princípio orienta políticas públicas que procuram eliminar barreiras sociais e económicas, promovendo a inclusão de todos os cidadãos — especialmente os mais vulneráveis. Apoios Específicos para Pessoas com Deficiência Para quem vive com deficiência, o acesso à habitação pode envolver desafios adicionais. Felizmente, existem apoios concretos que ajudam a superar essas dificuldades: 1. Crédito Bonificado à Habitação Taxas de juro reduzidas ; Possibilidade de financiar a compra, construção ou obras de melhoria; Apoio na aqui...

CONHEÇA O ESSENCIAL SOBRE O CRÉDITO À CONSTRUÇÃO

E se, em vez de comprar um imóvel, construísse a sua própria casa, feita à sua medida e pensada até ao mais pequeno detalhe? Num sítio escolhido por si, com recurso ao crédito à construção, este sonho pode tornar-se realidade! Como em todas as decisões que implicam um compromisso financeiro avultado e a longo prazo, o melhor que tem a fazer é informar-se antes de dar o primeiro passo. Leia este artigo até ao fim e fique a conhecer o essencial sobre o crédito à construção. O que é o crédito à autoconstrução? No fundo, trata-se de um crédito à habitação que, em vez de se destinar à compra de uma habitação, tem como finalidade a construção de uma habitação, podendo também ser parcialmente financiada a aquisição do respetivo terreno. Por ter uma finalidade diferente, o crédito à habitação para autoconstrução tem também condições distintas. Quais as diferenças entre crédito à habitação para aquisição e crédito à habitação para construção? Quer numa finalidade, quer noutra, a garantia será a...