De
forma a sermos bem-sucedidos na nossa atividade profissional, ou criamos um
sistema que nos leve a conseguir excelentes resultados, ou seguimos aqueles que o criaram e do qual obtiveram o sucesso desejado.
Massimo Forte, Real Estate Influencer, que por várias vezes já ouvimos em eventos realizados pela Decisões e Soluções, fala-nos com realismo dos 25 passos para o sucesso que Kleinheksel agente imobiliário da Coldwell Banker, empresa de
mediação imobiliária sediada nos Estados Unidos, criou e que apresenta em vários workshops. O sistema usado inclui 25 passos exemplificados agora neste artigo, que com a devida vénia aqui reproduzimos. Todos nós, agentes imobiliários os devíamos seguir à risca.
O
primeiro passo é a criação de um plano de negócios, que ajudará a estruturar e
a apresentar ideias. O plano de negócios servirá para estabelecer metas e
objetivos, definir métodos e que recursos devem ser garantidos para que os
objetivos sejam alcançados. Na prática, é um documento descritivo que
explica todas as vertentes do negócio com uma linguagem simples, objetiva e
percetível. O plano deve ser analisado e se necessário reformulado todos os
anos com base nos seus objetivos;
O
segundo passo baseia-se no desenvolvimento de uma apresentação de serviços,
tanto para clientes vendedores como para clientes compradores. Isto ajudará a
passar confiança nos momentos em que é necessário contactar com a Lead ou
cliente, até porque o primeiro contacto é sempre o mais crucial da relação
pretendida para o negócio;
O
terceiro passo relaciona-se com o aspeto físico, importante para uma boa
primeira impressão. É importante vestir-se profissionalmente e de acordo com o
mercado em que atua. Se possível, o seu automóvel deve igualmente ser adequado
ao seu posicionamento, para que transmita o mesmo nível de profissionalismo da
sua imagem;
O quarto passo relaciona-se com a publicidade/promoção da nossa marca.
Deve colocar a sua fotografia nos cartões; e-mail; brochuras etc. Isto serve
para que as pessoas interessadas, consigam associar o seu nome à sua imagem;
O quinto passo, tem a ver com criar,
construir e alimentar uma base dados desde a primeira hora. A
base de dados deve ser atualizada de forma contínua e deve conter os dados de
contacto de cada cliente ou lead (endereço, telefone e email);
O sexto passo é a base da organização. Faça uma lista de tudo o que tem para fazer dia-a-dia e reveja o que apontou todos os dias. Nesta lista deve constar, entre outras tarefas, contactar potencias clientes compradores que estão prontos e dispostos a comprar e contactar potenciais clientes vendedores que se mostram prontos para vender;
O sétimo passo é a comunicação. Devemos estar regularmente em contacto com a base de dados, ou seja, clientes ou potenciais clientes, sejam eles vendedores ou compradores. Por exemplo, todos os meses pode enviar a sua newsletter, ou pode utilizar o email desde que seja com conteúdo relevante;
O oitavo passo é pedir recomendações. A partir do momento em que já tem uma certa confiança com os seus clientes, deve ter a capacidade de pedir de forma direta ou indireta uma recomendação aos seus contactos. Isto é importante logo no processo de angariação, no caso, de clientes vendedores. Também deve ter uma forma de agradecimento para todos os que se lembram de si na hora de o referenciar. Uma boa ideia é premiar através de algo que seja memorável, até porque, por vezes são os pequenos gestos personalizados que mais contam;
O nono passo tem a ver com a apresentação e promoção do imóvel. Recorra a um fotógrafo profissional para o ajudar da melhor forma. O investimento compensa sempre;
O décimo passo é fazer um Open House todos os sábados. Esta é uma técnica de marketing imobiliário que nasceu nos Estados Unidos e que se espalhou pela Europa em pouco tempo. Numa Open House, todos os potenciais clientes visitam um imóvel à venda, ao mesmo tempo, para reduzir a duração da venda, despertar o interesse dos compradores e dar-lhes a impressão de que não são os únicos interessados. Esta estratégia deve ser aplicada da forma correta para que tenha bons resultados. Considera-se que o limite é fazer 3 por mês;
O décimo primeiro passo é relembra que deve ter sempre consigo impressos, Contratos de Mediação Imobiliária e Fichas de Proposta ou Reserva, isto é importante, na medida em que, há a possibilidade de dar celeridade ao contrato e mostra-se bem preparado e confiante;
O décimo segundo passo continua na base da publicidade. Dê cartões para estimular possíveis referenciações com outras pessoas;
O décimo terceiro passo para o sucesso é: tenha sempre à mão o registo das angariações em venda e esteja sempre preparado para consultar e informar de forma fácil quem o contacta, isto mostra preocupação em ajudar quem o aborda, que pode ser um possível cliente. Utilize os portais imobiliários a seu favor, este é outro passo importante;
O
décimo quinto passo é dedicado aos clientes vendedores. Mantenha os
proprietários informados, sobre todo o processo de promoção/publicidade. Faça-o
de forma formal ou informal, mas garanta que apresenta sempre um relatório por
escrito;
Décimo sexto: Tenha sempre consigo uma listagem de todas as Angariações ativas da sua carteira;
O décimo sétimo passo é uma ajuda na proatividade. Trabalhe no máximo 8 horas por dia, 4 dias por semana e 6 horas ao sábado. Fique sempre com 1 ou 2 dias de folga por semana e invista no que gosta para si ou em tempo com a sua família;
O décimo oitavo passo vem na sequência da proatividade. É importante ter no mínimo 2 semanas de férias por ano;
O
décimo nono passo, baseia-se num outro investimento. Contrate um assistente, se
tal se justificar. Permitir-lhe-á ganhar tempo, para se dedicar a atividades
que gerem lucro;
O vigésimo passo, finalmente chegamos ao que se foca na valorização dos clientes. Tente fazê-los sentir especiais. Quando fecha uma transação deve dar sempre um presente aos seus clientes (sejam compradores ou vendedores), mais uma vez, algo que seja útil e inesquecível para eles;
O vigésimo primeiro passo continua na linha do fecho do negócio. Para lembrar o dia da compra, envie todos os anos um cartão ou uma mensagem através de outro meio de comunicação;
O vigésimo segundo passo, onde a valorização de nós próprios é a base. Sempre que faz uma transação premeie-se, porque merece;
O vigésimo
terceiro passo, para que sempre que possível assista e participe em reuniões de vendas
com outras empresas, dentro ou fora da sua rede, ou mesmo da sua atividade;
O vigésimo quarto passo, indica-lhe que procure conteúdos interessantes para os seus clientes. Partilhe, personalizando sempre com um comentário especial seu;
O vigésimo quinto passo, para o que não necessitamos devolvermos à
comunidade.
📩 belmonte@decisoesesolucoes.com
📞 965 896 051 (chamada rede móvel nacional)
ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE MEDIÇÃO IMIBILIÁRIA:
À Teixeira de Almeida, Unipessoal Lda, foi emitida licença para o exercício da atividade de mediação imobiliária nº 12227-AMI a 10/5/2016.
À Teixeira de Almeida, Unipessoal Lda, foi emitida licença para o exercício da atividade de mediação imobiliária nº 12227-AMI a 10/5/2016.
ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE DO INTERMEDIÁRIO DE CRÉDITO:
Denominação: Teixeira de Almeida, Unipessoal Lda
Sede Social: Rua Pedro Álvares Cabral, 261 6250-088 Belmonte
N.º registo junto do Banco de Portugal: 006308
A informação relativa aos Intermediários de Crédito registados no Banco de Portugal pode ser aqui consultada.

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