Pode ser solicitado em papel ou via online, sendo que cada uma destas formas tem um custo.
Caso
queira pedir a certidão em papel pode fazê-lo numa conservatória do Registo
Civil, Loja de Cidadão, Espaço Registos do IRN ou Consulado Português.
O pedido
pode ainda ser enviado, por correio, para qualquer Conservatória do Registo
Civil.
Se
preferir, pode optar pela certidão de óbito online, que é pedida e consultada
através da internet, só precisa de aceder à página de pedido de certidão na
plataforma Civil Online.
Este
documento, que comprova oficialmente a morte de uma pessoa, terá de ser
apresentado em determinadas ocasiões, como por exemplo nos casos em que a viúva
ou o viúvo precisam de:
- Requerer
a pensão de viuvez;
- Iniciar
o processo de testamento;
- Fazer a
habilitação de herdeiros;
- Casar-se
novamente no Cartório Civil.
Segundo o
MJ, de acordo com uma recente portaria publicada em Diário da República, as
certidões de óbito online, cuja subscrição está válida desde 1 de setembro
de 2023, têm validade permanente, sem necessidade de renovação.
Segundo o
diploma, “a certidão online de óbito disponibiliza, sem limite de prazo, o
acesso à informação que se encontrar registada, permanentemente atualizada”.
O
objetivo é a simplificação e facilitação do acesso aos serviços do registo.
📩 belmonte@decisoesesolucoes.com
📞 965 896 051 (chamada rede móvel nacional)
À Teixeira de Almeida, Unipessoal Lda, foi emitida licença para o exercício da atividade de mediação imobiliária nº 12227-AMI a 10/5/2016.

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